terça-feira, 23 de setembro de 2008

Todo mundo na briga.




Vinte e sete rodadas passadas no Campeonato Brasileiro e nada decidido. Tanto na ponta de cima, quanto na de baixo o que se faz são projeções, nenhuma delas clara o suficiente para motivar uma aposta. A rodada do último fim de semana, dividiu a tabela em dois blocos e um indeciso. Até o décimo primeiro lugar, chances claras de acesso a Libertadores. Do décimo terceiro para baixo, risco iminente de rebaixamento. O Galo mineiro é o único que ainda não escolheu a qual turma se juntar.



Entremos no capítulo dos pitacos. O clássico grenal é uma daquelas mini decisões reservadas pelo campeonato de pontos corridos. Vou descer do muro. O Inter tira o Grêmio da liderança do campeonato. Depois de mais de uma dezena de rodadas no comando de Tite, o colorado finalmente se encaixou. Dalessandro mostra partida após partida que foi uma contratação acertada. Nilmar e Alex são craques modernos, que terão a ajuda da pressão psicológica que a torcida tricolor vai impor, mesmo que involuntariamente, no caso de um começo ruim.



Mas a vida também não será fácil para o Palmeiras. Desde a chegada de Roberto Fernandes, o Náutico voltou a ser forte, pelo menos, dentro dos Aflitos. Diego Souza cresceu muito. O corpo de Marcos permitiu que ele fosse novamente o melhor goleiro em atividade no Brasil. Mesmo assim, os palestrinos ainda não tem a consistência suficiente para ser apontado como favorito. Cruzeiro tem agora com Thiago Ribeiro e Guilherme, uma dupla de ataque de campeão. E pode chegar.



Pela quarta colocação vai rolar sangue. Bons times com valores individuais interessantes e treinadores competentes, querem com toda justiça receber um reforço gordo nos cofres e internacionalizar mais a marca dos seus times. Um caminho para que alguns desses trabalhos não sejam vistos como fracassos ao fim de trinta e oito rodadas é a valorização da Copa Sulamericana, que já começa a ser melhor olhada, principalmente pelo Botafogo.



Nem o Ipatinga desistiu da série A. Há muitas rodadas dado como rebaixado, com apenas uma vitória e uma combinação de resultados pode deixar a zona do rebaixamento. Fato que contribui para tornar real a tragédia anunciada do futebol carioca. Vasco e Fluminense não dão sinais de que logo podem respirar aliviados. Daqui até o comecinho de dezembro vamos apreciar o desfecho da temporada mais emocionante da elite do nosso futebol nessa década.

Nenhum comentário: