domingo, 8 de fevereiro de 2009

A imprensa foi a primeira a desrrespeitar.


Na tarde de ontem no Pacaembú, a estrela foi a chuva e não os jogadores de Corinthans e Portuguesa. Muita água, jogo paralizado por mais de uma hora, repórteres que não conhecem o regulamento e parecem não ter idéia da amplitude que ganha tudo que é dito numa emissora de TV. Ao entrevistar o árbitro Flávio Rodrigues Guerra, o repórter do sportv, Carlos Cereto, ouviu a frase. "O jogo está suspenso" Repito, Suspenso.


Embora as palavras tenham significados completamente diferentes, o repórter deduziu. O jogo acabou. Errado. O jornalista Paulo Vinícius Coelho, bem lembrou em seu blog. Pela lei, o árbitro não pode encerrar o jogo. É preciso eserar no mínimo, meia hora. E o pior. Os organizadores do espetáculo tomam tudo que a televisão diz como verdade. Os torcedores que estavam no Pacaembú chegaram a receber a informação de que o jogo não recomeçaria. Informação que não fora dada, em nenhum momento, pelo árbitro. Erros acontecem. E Cereto, (òtimo repórter), falhou. Mas quando esses enganos afetam a coletividade se tornam graves. Espero que a televisão deixe de ser vista como dona da verdade daqui pra frente.


Outro ponto. O Coronel, Marcos Marinho, responsável pela arbitragem paulista, telefonou para Flávio Guerra durante a interrupção. Aconselhando que o jogo fosse retomado. Naquele momento, já havia condições de jogo. Acho legítimo que o responsável pelos árbitros se posicione numa situação como essa. Pior seria se ele se omitisse. O estrago já estava feito. Não estou defendendo o descumprimento do regulamento. E sim o bom senso.


O regulamento determinava que o jogo deveria ser realizado nesse domingo às 15 horas. Período muito próximo ao do clássico Palmeiras e Santos. Infelizmente, as organizadas são recheadas de bandidos. Poderia ocorrer uma tragédia de proporçoes absurdas, com o efetivo policial disponível, dividido em duas frentes.É fácil polemizar com o papel na mão. Difícil é tomar a decisão e assumir os riscos e críticas que ela inevitavelmete carrega. Prevaleceu a cautela e o respeito ao bem maior. A vida humana.
Foto: IG Esportes.

Nenhum comentário: