segunda-feira, 12 de abril de 2010

Horários em São Paulo

A câmara de vereadores de São Paulo permanece com a faca e o queijo na mão para atender o interesse da maioria esmagadora da população paulistana e derrubar o veto do prefeito Gilberto Kassab a lei que determina 21h como horário limite para início dos jogos na capital. É prerrogativa da casa legislativa fazer valer a vontade da maioria, mesmo em detrimento da posição do mandatário da cidade. Que forças ocultas não transformem rapidamente o pensar dos eleitos pela população.

Existe apenas um claro interessado em que este horário seja mantido. A emissora que detém os direitos do futebol a mais de uma década no Brasil e que vem encontrando cada vez mais dificuldade para exercer essse monopólio. Vide a última vez em que esse tipo de contrato foi celebrado. A Tv Record, com um contrato financeiramente mais vantajoso para os clubes, teve sua oferta preterida em razão da chamada cláusula de prioridade exercida pela Globo. Porém, seja qual for esse contrato, a cláusula vale quando se tratam de valores iguais ou muito próximos. Situação bem diferente da ocorrida. Tivemos a época, uma decisão claramente política.

Desta vez, algumas evidências permitem crer que não haverá mudança no teor da lei. O projeto já conta até com o apoio do presidente Lula. Vereadores das mais diversas correntes e partidos já confirmaram a imprensa a manutenção do voto favorável a aprovação. Um desfecho contrário é aval certo para que a sociedade tenha ainda mais desconfiança de seus representantes. Vale lembrar que metrô e a maioria dos transportes públicos cessam a meia noite na paulicéia. Se credibilidade ainda é uma palavra importante no dicionário dos legisladores, que ela não seja, mais uma vez, jogada no lixo. Se trata de evitar uma vergonha!

Nenhum comentário: